Fevereiro Roxo é uma campanha de conscientização sobre as doenças crônicas lúpus, fibromialgia e Alzheimer. O objetivo é incentivar o diagnóstico precoce e o tratamento dessas doenças.
O Lúpus é uma doença autoimune que pode inflamar articulações, pele, olhos, rins, cérebro, coração e pulmões.
Os sintomas são: febre, fadiga, dor nas articulações, rigidez muscular, dificuldade de respirar, confusão mental e perda de memória.
O Tratamento é: medicações, alimentação saudável, atividade física, proteção contra raios ultravioleta e cessação do tabagismo.
A Fibromialgia é uma síndrome que se caracteriza por sensibilidade à dor, fadiga, indisposição e distúrbios do sono. Não causa deformidades ou sequelas nas articulações e músculos.
O tratamento visa controlar os sintomas, diminuir a dor e melhorar a qualidade de sono e humor.
O exercício aeróbico é o principal tratamento e a terapia psicológica pode ser útil para aprender a lidar com a dor crônica.
o Mal de Alzheimer é uma doença neurodegenerativa que provoca o declínio das funções cognitivas. Com o passar do tempo, interfere no comportamento e personalidade.
É uma doença sem cura, mas o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece acompanhamento e tratamento para pacientes com Alzheimer, afim de minimizar o sofrimento dessas pessoas.